Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE COLO UTERINO: ESTUDO HISTOPATOLÓGICO A PARTIR DE BIÓPSIAS CERVICAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2013 – 2023

Introdução

O carcinoma escamoso da cérvice uterina é um importante problema de saúde pública no Brasil, ocupando a segunda posição entre as neoplasias ginecológicas mais incidentes entre as mulheres. Nesse viés, torna-se fundamental o diagnóstico preciso e a diferenciação de alterações celulares, sejam elas lesões com alto, ou baixo risco de malignização. Por conseguinte, a análise histopatológica é o método utilizado para diagnóstico de alterações suspeitas de malignidade presentes no exame clínico ou citológico, a partir do estudo de uma amostra de tecido usualmente obtidas por biópsia do colo uterino. A diferenciação histopatológica entre as lesões intraepiteliais de baixo (NIC I) e alto grau (NIC II e III), bem como a presença do carcinoma já estabelecido, é necessário frente a suspeita clínica de neoplasias malignas, a fim de guiar a terapêutica indicada para cada caso.

Objetivo

Analisar atipias de células escamosas por biópsias cervicais no Estado de São Paulo durante o período de 2013 a 2013.

Casuística

Não se aplica.

Método

Estudo descritivo e retrospectivo sobre o estudo histopatológico de atipias de células escamosas a partir de biópsias cervicais no Estado de São Paulo entre o período de 2013 a 2023. Os dados foram obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), pela ferramenta TABNET e SISCAN (Sistema de Informações de Câncer). As variáveis utilizadas foram anos de competência, município, resultado histopatológico de atipias de células escamosas e grau de diferenciação. Para essa pesquisa não foi necessário aprovação do Comitê de Ética, pois trata-se de um estudo de banco de dados público.

Resultados

A partir dos dados analisados, constatou-se que no Estado de São Paulo, no período de 2013 a 2023, em torno de 16.188 peças histopatológicas de atipias de células escamosas. A categoria de lesão de baixo grau (HPV e NIC I) representou o valor de 8.454 exemplares de constatação citopatológica, correspondendo a 52,2% do total de casos analisados. O resultado de lesão de alto grau (NIC II e NIC III) foi equivalente a 7.002 das amostras observadas, representando 43,2 % do total de casos. Ademais, 497 casos foram enquadrados em lesão de alto grau, que não é possível excluir micro-invasão. A observação de carcinoma epidermoide invasor foi representada por uma parcela de 235 casos, correspondendo a 1,45 % do montante. Na análise de grau de diferenciação celular, o grau histológico I (bem diferenciado) correspondeu a 42,2% das amostras analisadas, o grau II (moderadamente diferenciado) a 30%, o grau III (poucamente diferenciado) a 27,3% e o grau IV (indiferenciado) a menos de 1% do total estudado.

Conclusões

Com base na análise dos resultados obtidos, é possível inferir que, entre os anos de 2013-2023, no Estado de São Paulo, mais da metade das amostras coletadas por biópsia de cérvix uterino analisadas(52,2%) apresentaram lesão de baixo grau (HPV e NIC I). Em seguida, como segundo diagnóstico mais prevalente, tem-se as lesões intraepiteliais de alto grau, representando 43,2% dos laudos, entre os quais, em aproximadamente 15%, não foi possível descartar micro-invasão. Já, em 1,45% dos casos, foi constatada a presença de carcinoma epidermóide invasor.

Conflitos de interesse

Sem conflito.

Referências

HOFFMAN, Barbara L.; SCHORGE, John O.; HALVORSON, Lisa M.; et al. Ginecologia de Williams. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788580553116.

PASSOS, Eduardo P.; MARTINS-COSTA, Sérgio H.; MAGALHÃES, José A.; e outros. Rotinas em Ginecologia (Rotinas) . [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2023. E-book. ISBN 9786558821144.

SILVA, G. A. E . et al.. Papanicolaou test in Brazil: analysis of the National Health Survey of 2013 and 2019. Revista de Saúde Pública, v. 57, p. 55, 2023.

Palavras Chave

câncer de colo de útero; Biópsia; Histopatologia

Área

Tumores do colo uterino e patologia do trato genital inferior

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luis Gustavo Ramos Raupp Pereira, Giovana Scussel, Gabriela Dacampo De Ré, Giovanna Barcellos Flores, Thaís Oliveira Bosio, Matheus Alberto Cella , Laura Mohr