Dados do Trabalho


Título

CÂNCER DE MAMA: ANÁLISE DO NÚMERO DE CASOS E MODALIDADES TERAPÊUTICAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NO BRASIL

Introdução

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais prevalentes e preocupantes no mundo inteiro. Desse modo, é fundamental conhecer os sinais e sintomas, que incluem a presença de um nódulo ou espessamento na mama, alterações no tamanho ou forma, secreção mamilar anormal, mudanças na pele, como vermelhidão, retração ou rugosidade, e dor persistente, sendo que qualquer suspeita deve ser avaliada e investigada. Além disso, o rastreio é realizado em mulheres entre os 50 a 69 anos de idade, com o auxílio da mamografia, visto que permite identificar lesões em estágios iniciais, potencializando o tratamento. Já o plano de tratamento é individualizado, dependendo diretamente do estágio da doença, e pode envolver uma combinação de modalidades. Por fim, é importante ressaltar que embora seja uma doença predominantemente feminina, ela pode acometer o sexo masculino.

Objetivo

Analisar a incidência e modalidade terapêutica da neoplasia maligna de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos cinco anos (2019 - 2023) no Brasil.

Casuística

Não se aplica.

Método

Estudo descritivo e retrospectivo sobre a incidência e modalidades terapêuticas do câncer de mama nos anos de 2019 a 2023 no Brasil. Os dados foram obtidos por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), pela ferramenta TABNET. As variáveis utilizadas foram número de casos, Região, modalidade terapêutica, sexo e faixa etária. Para essa pesquisa não foi necessário aprovação do Comitê de Ética, pois trata-se de um estudo de banco de dados público.

Resultados

Foi constatado no Brasil um total de 273.749 casos de câncer de mama nos últimos cinco anos, sendo que a Região Sudeste obteve o maior número de casos com 120.886 registros, representando 44,16% de todo o território nacional, seguido pela Região Nordeste com 69.153 casos identificados. Em vista às modalidades terapêuticas realizadas, a quimioterapia apresentou recorde de registro, com 59,29% dos procedimentos inscritos, seguida da intervenção cirúrgica registrada em 13,81% dos casos. Ademais, ressalta-se que a Região Sudeste manifestou a maior porcentagem realizada entre a modalidade terapêutica da quimioterapia, representando 70.049 casos, equivalente a 43,16% dos procedimentos do país. No que tange à faixa etária, é notória a expressão da neoplasia maligna de mama entre 50 e 59 anos, caracterizando em torno de 26,3% dos pacientes. Por fim, foram registrados 5.837 no sexo masculino, retratando 2,13% dos casos.

Conclusões

A análise detalhada dos casos e tratamentos do câncer de mama nos últimos cinco anos no Brasil oferece percepções cruciais para entender essa doença. Os dados do SUS mostram uma preocupante quantidade de casos, principalmente na Região Sudeste. A predominância da quimioterapia destaca a importância da pesquisa contínua de tratamentos eficazes. A alta incidência entre 50 e 59 anos ressalta a necessidade de estratégias de prevenção e detecção precoce. Embora haja progressos, desafios persistem, como melhorar o acesso aos tratamentos e implementar políticas de saúde eficazes. Essa análise é fundamental para guiar futuras pesquisas e intervenções visando reduzir a incidência e melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida das pacientes.

Referências

DA CRUZ, I. L.; DE SIQUEIRA, P. F. O. M.; CANTUARIA, L. R. de M. P.; CÂMARA, A. C. B.; BRANQUINHO, R. C.; LIRA, T. M. T.;
PEDRÃO, E. H.; FERNANDES, C. R. Câncer de Mama em mulheres no Brasil: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento:
uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 7579–7589, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n2-096. Disponível
em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57324. Acesso em: 18 apr. 2024.
Rotinas em ginecologia. 7ª ed. Porto Alegre. Artmed. 2017.
Toriola, Adetunji T, and Graham A Colditz. “Trends in breast cancer incidence and mortality in the United States: implications for prevention.” Breast cancer research and treatment vol. 138,3 (2013): 665-73.

Palavras Chave

Câncer; Mama; Brasil.

Área

Tumores da mama

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Larissa Roberta Negrão, Caroline De Quadros Hackenhaar, Giovana Scussel, Manuela Resener Spagnol, João Pedro Baratieri Pires, Mirella Paim Wanderley, Luisa Motter Comarú