Dados do Trabalho


Título

A função do biomarcador MicroRNA na detecção e no diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Introdução

O propósito deste artigo é analisar e resumir as descobertas mais recentes sobre o impacto dos microRNAs (miRNAs) no desenvolvimento do câncer de mama, enfatizando sua importância como marcadores biológicos e seu potencial diagnóstico na oncologia.

Objetivo

A revisão contempla aspectos amplos relacionados aos miRNAs, incluindo sua associação com a perda de peso e sua relevância nos diagnósticos de outras doenças médicas, a fim de delimitar sua aplicação na prática clínica e reafirmar sua validação diagnóstica.

Casuística

Não houve inclusão de pacientes no estudo.

Método

Foi conduzida uma revisão bibliográfica no PuBMed utilizando os descritores "Breast Neoplasms", "Circulating MicroRNA" e "Clinical Diagnosis", com filtros para "Meta-analysis", "Randomized Controlled Trial" e "Systematic Review" nos últimos 6 anos, sendo selecionados 12 artigos.

Resultados

Uma revisão de 13 artigos abordou diversos aspectos relacionados ao câncer de mama e microRNAs. Chen et al. identificaram uma alta expressão de circAGFG1 e YWHAE associada ao câncer de mama, sugerindo que circAGFG1 pode atuar como uma "esponja" para o miR-653-5p, influenciando a expressão de YWHAE e promovendo a malignidade. Duque et al. examinaram a presença de miRNA no sangue periférico para o diagnóstico precoce do câncer de mama, destacando a sensibilidade e especificidade de miRNA-21, 155 e 195. Garrido-Palacios et al. discutiram o potencial do miRNA exossômico como método não invasivo de rastreamento de metástases. Huynh et al. e Liu et al. destacaram miRNA-1246 e miR-155 como biomarcadores para câncer de mama, enquanto Jafarzadeh et al. sugeriram o papel desses miRNAs no desenvolvimento da doença. Outros estudos abordaram aspectos gerais do miRNA, como a relação entre perda de peso e níveis de miRNA, conforme evidenciado por Duggan et al., e correlações entre miRNA e diagnóstico de outras doenças, conforme descrito por Setti et al. Esses achados ressaltam a importância dos miRNAs como biomarcadores e seu potencial na prática clínica, além da necessidade de uma abordagem integrada para interpretação dos resultados. Evidências apontam para a importância de miRNAs específicos como biomarcadores confiáveis para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Outros estudos indicam que miRNAs podem desempenhar um papel tanto na progressão quanto na supressão do câncer de mama, além de seu potencial como marcadores para recorrência da doença. Entretanto, é necessário a melhor padronização entre os estudos para uma metanálise mais eficaz.

Conclusões

Os artigos revisados demonstraram a importância de variantes específicas de miRNAs como biomarcadores promissores para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Paralelamente, foi indicado que algumas dessas variantes podem influenciar no desenvolvimento desse câncer, tanto na promoção quanto na supressão do tumor, não limitando seu papel como biomarcador da doença. O trabalho conclui então que mesmo com a presença de estudos promissores, faz-se necessária uma melhor compreensão dos mecanismos de ação dos miRNAs, tanto para solidificação de uma metanálise quanto para uma futura aplicabilidade.

Palavras Chave

Breast Neoplasms; Circulating MicroRNA; Clinical Diagnosis

Área

Tumores da mama

Autores

Luma Vasconcelos Falcão, Ana Julia Pettini do Amaral, Isadora Clemente Dias, Isadora Medeiros Torres Dias, Maria Vitoria Ribeiro de Aquino Almeida, Anna Beattriz Teixeira e Silva