Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA TERAPÊUTICA DO USO DE IMUNOMODULADORES EM PACIENTES COM NEOPLASIA INTRAEPITELIAL VULVAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

A neoplasia intraepitelial vulvar é uma lesão precursora do câncer vulvar, geralmente causada pelo Papilomavírus Humano. A terapêutica excisional é atualmente a abordagem padrão para esses casos, mas a sua realização, além de não garantir a cura, pode ainda ocasionar prejuízos funcional ou anatômico, principalmente em mulheres em idade reprodutiva. O uso de imunomoduladores na abordagem dessas pacientes vem sendo largamente empregado, visando a preservação da anatomia vulvar. Contudo, existem controvérsias e variabilidades significativas quanto a sua eficácia.

Objetivo

Avaliar a eficácia terapêutica do uso de imunomoduladores em pacientes com neoplasia intraepitelial vulvar.

Casuística

Trata-se de uma revisão de literatura, a qual não inclui pacientes.

Método

Este artigo se trata de uma revisão sistemática de literatura em que os estudos foram obtidos na base de dados National Library of Medicine (PubMed), utilizando os descritores “Vulvar Neoplasms”, “Therapeutics”, “Immunologic Adjuvants” e suas variações segundo o MeSH. Incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados realizados em humanos, e publicados na língua inglesa nos últimos 10 anos.

Resultados

Foram analisados 3 estudos contendo uma população feminina total de 565 pacientes com diagnóstico de neoplasia intraepitelial da vulva. No primeiro estudo, 180 participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo o primeiro composto por 91 pacientes em tratamento tópico com imiquimod a 5% e o segundo por 89 pacientes em uso de cidofovir a 1%. Foi evidenciada uma associação de ambos os tratamentos com uma resposta completa, histologicamente confirmada após o final da intervenção (P=0.021). O segundo estudo contou com uma amostra de 205 pacientes, divididas aleatoriamente por randomização em bloco para imiquimod ou cirurgia de excisão ou ablação. Os resultados demonstraram que o tratamento com imiquimod é uma alternativa segura e eficaz em relação à intervenção cirúrgica (P=0.0056), podendo ser considerado na abordagem terapêutica de primeira linha. O terceiro estudo avaliou a recorrência da neoplasia intraepitelial vulvar após tratamento de 180 pacientes com imunomoduladores. Ao fim do estudo, conclui-se que a manutenção de uma resposta duradoura pode ser mais facilmente atingida com o uso do cidofovir do que com o uso do imiquimod (P=0.05), de forma a considerar uma formulação combinando os dois medicamentos.

Conclusões

Infere-se que a eficácia terapêutica do uso de imunomoduladores em pacientes com neoplasias vulvares é uma alternativa segura e eficaz a ser explorada, de forma a otimizar o tratamento tópico e evitar a abordagem cirúrgica. Mediante o exposto, se torna indispensável que mais estudos sejam realizados a fim de melhor avaliar tal panorama, visando uma abordagem individualizada e benéfica para cada paciente.

Referências

1) Tristram A, Hurt CN, Madden T, Powell N, Man S, Hibbitts S, Dutton P, Jones S, Nordin AJ, Naik R, Fiander A, Griffiths G. Activity, safety, and feasibility of cidofovir and imiquimod for treatment of vulval intraepithelial neoplasia (RT³VIN): a multicentre, open-label, randomised, phase 2 trial. Lancet Oncol. 2014 Nov;15(12):1361-8.
2) Trutnovsky G, Reich O, Joura EA, Holter M, Ciresa-König A, Widschwendter A, Schauer C, Bogner G, Jan Z, Boandl A, Kalteis MS, Regauer S, Tamussino K. Topical imiquimod versus surgery for vulvar intraepithelial neoplasia: a multicentre, randomised, phase 3, non-inferiority trial. Lancet. 2022 May 7;399(10337):1790-1798.
3) Hurt CN, Jones S, Madden TA, Fiander A, Nordin AJ, Naik R, Powell N, Carucci M, Tristram A. Recurrence of vulval intraepithelial neoplasia following treatment with cidofovir or imiquimod: results from a multicentre, randomised, phase II trial (RT3VIN). BJOG. 2018 Aug;125(9):1171-1177.

Palavras Chave

Neoplasias vulvares; Terapêutica; Imunomoduladores

Área

Tumores da vulva e vagina

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luísa Mairink Fernandes, Liz Ribeiro Faria, Luísa Granzinolli Mattos, Fátima Maria Guerra Zimmermmann Chaves, William Roberto de Oliveira Rezende Júnior