Dados do Trabalho


Título

Fibrotecoma - Relato de Caso

Introdução

Os Fibrotecomas Ovarianos são tumores sólidos, benignos, de origem nas células do estroma gonadal, representando uma parcela pequena, porém clinicamente relevante, das neoplasias ovarianas. Em geral, apresentam-se em mulheres no período do climatério, assintomáticas, sendo o diagnóstico obtido de forma incidental em exames de imagem.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi descrever o caso de uma lesão pélvica diagnosticada como fibrotecoma após análise histopatológica da peça cirúrgica.

Casuística

O presente estudo visa aprofundar-se na análise e discussão da abordagem diagnóstica e terapêutica aplicada à paciente L. B. de S. de C.., submetida a um procedimento cirúrgico de ressecção de massa ovariana, conduzido no Hospital Universitário Antônio Pedro, situado na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no mês de Julho do ano de 2023.

Método

A metodologia empregada neste estudo consiste em um relato de caso, embasado na criteriosa coleta e análise de dados provenientes de fontes variadas, incluindo o prontuário digital, acessado por meio de plataforma própria da instituição, e o prontuário físico da paciente em questão. Este enfoque metodológico busca integrar informações obtidas de múltiplas fontes, visando fornecer uma visão abrangente e detalhada do caso clínico em análise, assegurando a fidedignidade e a integridade das informações obtidas.

Resultados

Mulher, negra, 68 anos, com antecedentes de duas gestações prévias, por parto normal e menopausa aos 48 anos. Atendida em ambulatório de hospital terciário em junho de 2023 com queixa de aumento de volume abdominal, dor em baixo ventre, poliúria e constipação de início há 6 meses. No dia 15/06/2023 realizou tomografia computadorizada que evidenciou volumosa formação expansiva abdominopélvica, medindo 22x27x18cm, predominantemente cística com componente sólido inferior em crescente, sem realce por meio de contraste, sugestiva de neoplasia ovariana. Em 24/06/24 complementou-se a investigação com ressonância magnética que identificou volumosa lesão sólido cística, com componente sólido em sua margem inferior exibindo difusão restrita ao meio de contraste localizada centralmente ao abdome, medindo 28x21,2x18,1cm, em íntimo contato com região anexial direita. No dia 14/07/23, foi submetida à histerectomia total com anexectomia. A avaliação histopatológica, diagnosticou fibrotecoma com degeneração cística e hialina. Em continuidade de atenção paciente foi mantida sob condução terapêutica em conjunto com Ginecologia.

Conclusões

Os fibrotecomas ovarianos são tumores benignos raros que afetam principalmente as mulheres na pós menopausa, e o seu tratamento é a ressecção cirúrgica completa. Devido ao seu caráter predominantemente assintomático, representam ainda um desafio diagnóstico e terapêutico. Com o intuito de proporcionar melhor prognóstico às pacientes, uma análise clínica multidisciplinar minuciosa, somada a uma investigação radiológica precisa são fundamentais para o diagnóstico precoce, seguido de seu planejamento cirúrgico. Conforme discutido no presente estudo, uma melhor qualidade de vida a longo prazo no pós operatório advém de um seguimento clínico contínuo e rigoroso.

Referências

1. Prat J. Ovarian carcinomas: five distinct diseases with different origins, genetic alterations, and clinicopathological features. Virchows Arch. 2012;460(3):237-249. doi:10.1007/s00428-012-1203-5

2. Ayhan A, Guven S, Guven ES, Sakinci M, Gökmen O. Long-term survival in advanced ovarian fibroma: a case report and review of the literature. Eur J Gynaecol Oncol. 2007;28(6):491-493.

3. Outwater EK, Siegelman ES, Hunt JL. Ovarian fibromas and cystadenofibromas: MRI features of the fibrous component. Abdom Imaging. 1999;24(3):304-308. doi:10.1007/s002619900491

Palavras Chave

FIbrotecoma; Neoplasias ovarianas; Cirurgia Ginecológica

Área

Tumores do ovário e peritônio

Instituições

Hospital Universitário Antônio Pedro - UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriel Moreira Moraes, Gustavo Oliveira Tawil, Thalles Simões Ruback, Fernanda Vianna Pedrosa, Isaías José Carvalho Júnior, Marcelo Sá Araújo, Cristiane Rabello