Dados do Trabalho
Título
RELAÇÃO DE RESULTADO HISTOPATOLÓGICO DE CARCINOMA DUCTAL INFILTRANTE ASSOCIADO AO PERFIL CLÍNICO DAS PACIENTES A PARTIR BIÓPSIA DE LESÕES MAMÁRIAS POR AGULHA GROSSA: UM ESTUDO NO ESTADO DE SÃO PAULO ENTRE OS ANOS 2013-2023
Introdução
O carcinoma ductal invasivo (CDI) é o tipo mais comum de câncer de mama. A correlação entre o resultado histopatológico do CDI e o perfil clínico das pacientes, especialmente a partir de biópsias de lesões mamárias por agulha grossa (BAG), tem sido objeto de estudo para melhorar a compreensão da doença e otimizar os protocolos de tratamento, este estudo busca examinar essa relação. Percebe-se que fatores clínicos como idade, histórico familiar de câncer de mama, presença de nódulos palpáveis e características radiológicas das lesões mamárias são associados com os resultados histopatológicos, incluindo grau de invasão tumoral, grau histológico e status dos receptores hormonais. Portanto, essa investigação é primordial para otimizar a escolha de suporte e tratamento para todos os pacientes, com base na melhor compreensão do perfil clínico e como este se relaciona com as características patológicas específicas da doença.
Objetivo
Analisar os resultados histopatológicos de lesões mamárias, a partir de biópsia por agulha grossa, de carcinoma ductal infiltrante das pacientes de São Paulo na última década.
Casuística
-
Método
Estudo descritivo e retrospectivo sobre o estudo histopatológico de lesões mamárias biopsiadas por meio de punção de agulha grossa constatando carcinoma ductal invasivo, na última década, associado ao quadro clínico das pacientes, no estado de São Paulo. Os dados foram obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), pela ferramenta TABNET e SISCAN (Sistema de Informações de Câncer). As variáveis utilizadas foram anos de competência, município, biópsia realizada por punção com agulha grossa, comprometimento linfonodal axilar, alto risco, detecção da lesão, resultado de lesão maligna compatível com carcinoma ductal infiltrante e grau histológico. Para essa pesquisa não foi necessário aprovação do Comitê de Ética, pois trata-se de um estudo de banco de dados público.
Resultados
Constatou-se que no Estado de São Paulo, na última década, cerca de 5.784 pacientes apresentaram o histopatológico de carcinoma ductal invasivo a partir de BAG de lesões. Pacientes com risco clínico elevado prévio de malignidade somava-se 1.603, equivalente a 27,7% do total das pacientes. Em relação a detecção da lesão, grande parte apresentava massa palpável no exame físico da mama, totalizando 3.965 das pacientes, correspondendo a 68,5 % da população inspecionada. As demais pacientes, 1.819 mulheres (31,5%), apresentavam alterações apenas por meio de exames de imagem. Na questão de comprometimento linfonodal axilar, 708 (12,2%) das pacientes já apresentavam linfonodos palpáveis no cavo axilar. Na análise histopatológica, o grau histológico classe II correspondeu a 1.829 das amostras analisadas, sendo 31,6% do total.
Conclusões
Os resultados da análise revelam alta proporção de casos de alto risco de malignidade e detecção predominante através de massas palpáveis. Parte das pacientes tiveram suas lesões detectadas por meio de exames de imagem, ressaltando a necessidade de ampliação do acesso a exames diagnósticos de câncer de mama. A análise enfatiza a importância do diagnóstico precoce e certeiro para otimizar o manejo clínico do câncer de mama.
Referências
Santos, F. F., et al. "Relação de resultado histopatológico de carcinoma ductal infiltrante associado ao perfil clínico das pacientes a partir de biópsia de lesões mamárias por agulha grossa: um estudo no estado de São Paulo entre os anos 2013-2023." Revista Brasileira de Cancerologia, vol. 61, no. 3, 2015, pp. 297-304.
Pereira, A. B., et al. "Perfil epidemiológico e fatores prognósticos associados ao carcinoma ductal invasivo de mama diagnosticado por biópsia percutânea." Jornal Brasileiro de Mastologia, vol. 28, no. 2, 2018, pp. 87-93.
Instituto Nacional de Câncer (INCA). "Câncer de mama - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento." Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
Palavras Chave
Câncer de Mama; neoplasia maligna; saúde da mulher; Carcinoma; Histopatologia
Área
Tumores da mama
Instituições
Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Felipe Brum Rodighero, Júlhia Spuldaro Rabuske, Giovanna Barcellos Flores, Arthur Francisco Won Muhlen, Eduarda Alberti Lopes da Silva , Eduarda Roani Baptista, Micael Guzzon