Dados do Trabalho


Título

Carcinoma de ovário seguido de linfoma de alto grau de sistema nervoso central: um relato de caso

Introdução

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais incidente nas mulheres, com a maioria dos diagnósticos feitos em estágios avançados. O diagnóstico é feito pela clínica, imagem e confirmado por biópsia. O tratamento envolve citorredução ótima, sempre que possível, precedida por quimioterapia neoadjuvante ou adjuvante, quando é possível cirurgia inicialmente. Já o linfoma difuso de grandes células B é uma condição heterogênea e agressiva. É um linfoma não-Hodgkin e sua clínica é caracterizada por linfadenopatias e sintomas B e, nos casos de localização no sistema nervoso central, manifesta-se com sintomas neurológicos. A associação entre essas duas neoplasias é rara, não havendo casos semelhantes relatados na literatura até o momento.

Objetivo

Relatar o diagnóstico incomum de linfoma de alto grau de sistema nervoso central após o diagnóstico de carcinoma de ovário

Casuística

Paciente sexo feminino de 67 anos diagnosticada com adenocarcinoma seroso de alto grau de ovário estadiamento IVa, em acompanhamento com a oncologia clínica desde 2021. Em outubro de 2023 evoluiu com alteração de marcha. Realizada investigação e diagnosticada com linfoma de imunofenotipo B de alto grau em sistema nervoso central.

Método

Foi realizada uma análise do prontuário da paciente, além de uma revisão de literatura sobre o tema pelas bases de dados PUBMED e SciELO, com artigos publicados nos últimos 7 anos.

Resultados

Paciente do sexo feminino, diagnosticada aos 64 anos com adenocarcinoma seroso de alto grau de ovário, estadiamento cirúrgico IVA com acometimento pleural, teste germinativo negativo e teste de deficiência de recombinação homóloga proficiente. Submetida a tratamento quimioterápico, 6 ciclos de carboplatina, taxol e Avastin, seguido por citorredução ótima de intervalo, com quimioterapia hipertérmica.Em 2023, apresentou recorrência de doença em peritônio, submetida a novo protocolo de tratamento, com carboplatina e doxorrubicina lipossomal por 6 ciclos até setembro de 2023, com excelente resposta. Em outubro de 2023, apresentou alteração de marcha, pensamento lentificado. Tomografias iniciais não evidenciaram sinais de acidente vascular encefálico, mas vista imagem suspeita em leptomeninge. Ressonância magnética de crânio com achado de realce extenso em leptomemeninge, com focos de restrição com difusão centro semioval esquerda e frontal direita com realce de contraste. Realizada biópsia da região cerebral suspeita, compatível com linfoma difuso de grandes células B. Submetida ao tratamento com Rituximabe e Metotrexato em altas doses.

Conclusões

Este caso é raro devido à coincidência de duas neoplasias primárias em um intervalo de tempo curto. O tratamento do câncer de ovário envolve citorredução máxima e quimioterapia, procedimentos aos quais a paciente foi submetida. Também teve diagnóstico de um linfoma primário do sistema nervoso central, com manifestações neurológicas significativas. Essa neoplasia é rara e mais observada em pacientes imunossuprimidos. Atualmente, observa-se melhora da sobrevida dos pacientes com o uso de anticorpos monoclonais, como o Rituximab, em combinação com agentes antineoplásicos, abordagem que está sendo aplicada na paciente deste caso.

Conflitos de interesse

Não se aplica.

Referências

MOMOZAWA, Yukihide et al. Expansion of cancer risk profile for BRCA1 and BRCA2 pathogenic variants. JAMA oncology, v. 8, n. 6, p. 871-878, 2022.
GONZÁLEZ FERNÁNDEZ, Hailyn et al. Caracterización clínico-epidemiológica del cáncer de ovario. Revista Finlay, v. 11, n. 4, p. 359-370, 2021.
FONSECA, Natália Laso. Linfoma de células B de alto grau com rearranjo de MYC, BCL2 e/ou BCL6: Revisão da literatura. 2018.
MÜLLER, Aixa et al. Tratamiento del linfoma difuso de células B grandes (LDCBG) en estadios avanzados. Gaceta Médica de Caracas, v. 125, n. 4, p. 276-298, 2017.
O’SHEA, Andrea S. Clinical staging of ovarian cancer. Ovarian Cancer: Methods and Protocols, p. 3-10, 2022.

Palavras Chave

Câncer de ovário; Linfoma; Quimioterapia

Área

Tumores do ovário e peritônio

Instituições

Centro Universitário de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Laura Dourado Paiva Dourado Paiva, Andressa Gabrielle Moreira, Ana Carolina Salles de Mendonça Ferreira