Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE CLÍNICA, TERAPÊUTICA E PROGNÓSTICA DOS TUMORES CARCINÓIDES OVARIANOS

Introdução

Os tumores neuroendócrinos são neoplasias epiteliais com diferenciação predominante de células neuroendócrinas que podem ocorrer no pâncreas, nos pulmões ou, raramente, nos testículos ou ovários. O tumor carcinóide de ovários possui uma incidência de 1-2/100.000 mulheres por ano e são considerados uma variante mesodermal do teratoma maduro do ovário. A maioria dos tumores carcinóides primários ovarianos são unilaterais e classificados em quatro padrões histológicos: insulares (mais comuns), strumal, trabecular, mucinoso e tipos mistos. O tipo strumal e trabecular possuem prognóstico mais favorável, já que, raramente, são associados a metástase. Já o subtipo mucinoso é mais frequentemente associado à propagação pélvica e à doença metastática. Sua raridade no trato genital pode levar ao diagnóstico tardio, a menos que os sintomas sistêmicos do paciente sejam reconhecidos como relacionados à patologia pélvica.

Objetivo

Elencar as caracteristicas clínicas, terapêuticas e o perfil prognóstico cos tumores carcinoides de ovário.

Casuística

Não se aplica.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura, buscando artigos relacionados ao tema nas plataformas Bivlioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo, a partir dos descritores “tumor carcinóide” e “ovário”, associando-se aos descritores utilizando conector booleando AND. Para definir os critérios de inclusão ou exclusão dos artigos, foi estabelecido um intervalo cronológico entre os anos de 2018 e 2023, além disso foram excluídos aqueles artigos que não estavam completamente alinhados com a temática da revisão.

Resultados

Os tumores carcinoides primários ovarianos exibem uma drenagem que contorna a via hepática, direcionando-se diretamente para a veia cava inferior, podendo resultar na síndrome carcinoide, mesmo na ausência de comprometimento hepático pela doença. Esta síndrome é caracterizada por rubor cutâneo, telangiectasia, manifestações cardiovasculares, broncoespasmos e diarreia, entre outros sinais e sintomas. Tipicamente, esses tumores são diagnosticados em estágios iniciais, sendo que o tratamento de escolha consiste na ressecção com margens livres, associada à salpingo-ooforectomia bilateral e cirurgia citorredutora para implantes ou metástases extra-ovarianas. A quimioterapia é geralmente reservada para pacientes com alto índice de proliferação tumoral. O prognóstico é muito bom para tumores carcinóides ovarianos em estágio I, com taxa de sobrevida em 5 anos de 90%. Os tumores carcinoides metastáticos tendem a ser bilaterais, do tipo insular, com depósitos tumorais em ambos os ovários com prognóstico ruim. A taxa de mortalidade em 3 anos para pacientes com síndrome carcinóide e doenças cardíacas é de 31%, enquanto aqueles sem doenças cardíacas têm aproximadamente o dobro da taxa de sobrevivência.

Conclusões

Em conclusão, o tumor carcinoide ovariano primário é uma neoplasia neuroendócrina muito rara, que deve ser considerada em pacientes com sintomas de síndrome carcinoide com localização diferente do trato gastrointestinal ou dos pulmões. Pacientes com esses tumores ovarianos e sintomas sistêmicos devem ser avaliados quanto ao estado endocrinológico-cardíaco e submetidos à cirurgia precoce, para evitar progressão para síndrome cardíaca.

Referências

LEGARRETA, Alejandra Flores et al. Neuroendocrine neoplasms of the ovary: a review of 63 cases. International Journal of Gynecologic Cancer, p. ijgc-2023-005063, 2024.

LI, Sijian et al. Incidence, clinical characteristics, and survival outcomes of ovarian strumal diseases: a retrospective cohort study. BMC Women's Health, v. 23, n. 1, p. 497, 2023.

KANASUGI, Masaru et al. Ovarian strumal carcinoid: a case report. Fukushima Journal of Medical Science, v. 69, n. 1, p. 51-55, 2023.

TORRES-LOPES, Maria Francisca; BIAZUS, Jorge; BARBOSA-COUTINHO, Ligia Maria. Carcinoide originado em teratoma ovariano benigno. Rev. AMRIGS, p. 170-2, 1991.

MOREIRA, Verônica Goulart et al. Tumores carcinóides de ovário: relato de caso e revisão de literatura. Rev. ginecol. obstet, p. 223-228, 2004.

Palavras Chave

Tumores ovariano; tumor carcinóide; neoplasia neuroendócrina.

Área

Tumores do ovário e peritônio

Autores

Lourraine Passos Holanda, Samuel Aragão Cansanção Bona Ibiapina , Hyan da Costa Silva, João de Deus Valadares Filho