Dados do Trabalho


Título

Análise da Mortalidade por Câncer de Mama no Brasil por faixa etária e Recomendações de Rastreamento

Introdução

O câncer de mama é uma doença com alta prevalência no âmbito mundial. Com o desenvolvimento de métodos eficazes de rastreamento, é possível identificar alterações presentes no tecido mamário antes do surgimento dos sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, é preconizado o rastreamento em mulheres dos 50 aos 69 anos, bianualmente. Tal estratégia associada ao tratamento adequado e oportuno desempenham um papel crucial na detecção precoce desse tipo de câncer de modo a melhorar as taxas de mortalidade.

Objetivo

Analisar a distribuição da mortalidade por câncer de mama por faixa etária ao longo de um período de 10 anos.

Casuística

Não se aplica

Método

Estudo observacional, descritivo de dados secundários fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, no período de 2012 a 2022.

Resultados

Ao longo de dez anos, houve um aumento no número absoluto de óbitos por câncer de mama, em que foram registradas 13.746 mortes em 2012 e 19.363 em 2022, representando uma elevação de 40,8%. Nesse contexto, a análise demonstra que a faixa das pessoas acima dos 50 anos de idade ainda concentra o maior número absoluto de óbitos neste período, em média a 77,2% do total . No entanto, a faixa de 40 a 49, para a qual não está indicado o rastreio mamográfico nas diretrizes do Ministério da Saúde, corresponde, em média, a expressivos 15,61% dos óbitos totais dos anos de 2012 a 2022. Outras sociedades, como a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia recomendam a mamografia de rastreio nessa faixa etária, anualmente.

Conclusões

Os números destacam a importância do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Fica evidente que a quantidade de óbitos na faixa etária de 40 a 49 anos sinaliza a necessidade de repensar a idade e a regularidade do exame mamográfico. Tal aspecto se faz especialmente relevante no contexto do Ministério da Saúde, haja vista que o Sistema Único de Saúde é o responsável por atender a maior parte da população brasileira e preconiza as diretrizes para o manejo de diversas doenças.

Fotos e tabelas

Palavras Chave

Câncer de Mama; Rastreamento; mortalidade; Feixa etária;

Área

Prevenção / Rastreamento

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rogério Martins de Oliveira, Amanda Maria Souza Felix, Lucas Gonçalves Carvalho, Vinicius Ramos de Oliveira, Vanessa de Campos Santos, Mariana de Paula Pires, Jenaine Rosa Godinho Emiiano